28 de abr. de 2009

VIVAVOZ - Orientações e Informações sobre a Prevenção do uso Indevido de Drogas

Bom dia jovens!!!

Uma semana após o post sobre as drogas, descobri esse serviço na internet, não poderia deixar de postar aqui:

O QUE É O VIVAVOZ?
O VIVAVOZ é um serviço telefônico tipo “call center (central telefônica)” especializado em:
- prestar informações científicas sobre drogas
- oferecer apoio gratuito para familiares de usuários de drogas
- oferecer intervenção breve para as próprias pessoas que já usam drogas e desejam conversar sobre suas experiências
- indicar locais de tratamento, conforme a conveniência do cliente.

Quem pode ligar para o VIVAVOZ?

Qualquer pessoa pode nos ligar e sem se identificar, se assim preferir, conversar sobre problemas seus ou da família, solicitar informações e orientação.

É Bom Falar com quem Entende.

O serviço VIVAVOZ foi concebido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), em conjunto com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, o Sebrae-RS e o Sesi-RS. É uma central telefônica, aberta à população em geral, com orientações e informações sobre as características das drogas psicoativas, sua ação no organismo e também sobre prevenção ao uso e os recursos disponíveis na comunidade para quem precisa de algum tipo de atenção. Os atendentes passaram por um período intenso de capacitação e durante o atendimento serão ininterruptamente supervisionados por profissionais, mestres e doutores, da área de saúde. Além de orientar e informar as pessoas que ligam, eles alimentarão um banco de dados que, futuramente, poderá ser usado como fonte para estudantes, professores e profissionais de saúde.


VIVAVOZ - Orientação e informações sobre o uso indevido de drogas

  • Serviço aberto para toda a população;

  • Totalmente gratuito;

  • Não é preciso se identificar;

  • Profissionais de Recursos Humanos, Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho também podem tirar suas dúvidas;

  • Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 24h.


"Falar sobre drogas nunca é fácil, mas pode ser a principal atitude para não se deixar envolver por elas."

27 de abr. de 2009

A PISCINA E A CRUZ

Um de meus amigos ia toda quinta-feira à noite a uma piscina coberta. Ele sempre via ali um homem que lhe chamava a atenção: ele tinha o costume de correr até a água e molhar só o dedão do pé. Depois subia no trampolim mais alto e com um esplêndido salto mergulhava na água. Era um excelente nadador. Não era de estranhar, pois, que meu amigo ficasse intrigado com esse costume de molhar o dedão antes de saltar na água.

Um dia tomou coragem e perguntou-lhe a razão daquele hábito. O homem sorriu e respondeu: “Sim, eu tenho um motivo para fazer isso. Há alguns anos, eu era professor de natação de um grupo de homens. Meu trabalho era ensiná-los a nadar e a saltar de trampolim. Certa noite não conseguia dormir e fui à piscina para nadar um pouco; sendo o professor de natação, eu tinha uma chave para entrar no clube.

“Não acendi a luz porque conhecia bem o lugar. A luz da lua brilhava através do teto de vidro. Quando estava sobre o trampolim, vi minha sombra na parede em frente. Com os braços abertos, minha silhueta formava uma magnifica cruz. Em vez de saltar, fiquei ali parado, contemplando aquela imagem.”

O professor de natação continuou: “Nesse momento, pensei na cruz de Jesus Cristo e em seu significado. Eu não era um cristão, mas quando criança aprendi um cântico cujas palavras me vieram a mente e me fizeram recordar que Jesus tinha morrido para nos salvar por meio de seu precioso sangue”.

“Não sei quanto tempo fiquei parado sobre o trampolim com os braços estendidos e nem compreendo por que não pulei na água. Finalmente voltei, desci do trampolim e fui até a escada para mergulhar na água. Desci a escada e meus pés tocaram o piso duro e liso … na noite anterior haviam esvaziado a piscina e eu não tinha percebido!”

“Tremi todo e senti um calafrio na espinha. Se eu tivesse saltado, seria meu último salto. Naquela noite, a imagem da cruz na parede salvou a minha vida. Fiquei tão agradecido a Deus - que por me amar permitiu que eu continuasse vivo - que me ajoelhei na beira da piscina. Tomei consciência de que não somente a minha vida física, mas minha alma também precisava ser salva. Para que isso acontecesse, foi necessária outra cruz, aquela na qual Jesus morreu para nos salvar. Ele me salvou quando confessei os meus pecados e me entreguei a Ele”.

“Naquela noite fui salvo duas vezes, física e espiritualmente. Agora tenho um corpo sadio, porém o mais importante é que sou eternamente salvo. Talvez agora você compreenda porque eu molho o dedão antes de saltar na água”.

Autor Desconhecido

22 de abr. de 2009

Deus se Importa com o Nosso Corpo: Parte 2 - DROGAS

22/04/2009

Por: Vanessa Lopes

Provérbios 23: 29-35

Para quem são os ais?(gemidos e lamentos)

Para quem os pesares? (tristeza, choro)

Para quem as pelejas? (brigas, discórdias, contendas, separações)

Para quem as feridas sem causa? (machucados, cortes, tiros, facadas, dor, morte)

E para quem os olhos vermelhos? (insônia, olhos vermelhos, sem vida)

RESPOSTA: Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando vinho misturado.

Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.

No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá. (substância psicoativa usada indevidamente - pica igual à uma serpente venenosa, segregando um veneno mortal)

Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades. (desequilíbrio das funções do dependente químico ou alcoólico, enxerga o que só ele vê, e passa a dizer coisas desconexas, sem sentido algum)

E serás como o que se deita no meio do mar, e como o que jaz no topo do mastro. (ao estar embriagado, o indivíduo não consegue discernir para onde vai, onde deita)

E dirás: Espancaram-me e não me doeu; bateram-me e nem senti; quando despertarei? (Quando volta à realidade, sente o seu corpo doido apesar de não se ter adoecido. Como se houvesse tomado uma surra, e nem sabe quem bateu. Deseja voltar ao seu estado natural, e como isto não é possível sem ajuda clama: quando acordarei?) aí então beberei outra vez. (Quem rejeita ser ajudado, procura ainda mais se afundar no vício, continuando a se encher de substancia psicoativa indevidamente).



Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que introduzida no organismo modifica suas funções.

O uso contínuo de cada droga causam prejuízos específicos no organismo. A maconha por exemplo, causa dificuldade de aprendizado, retardamento de raciocínio e lapsos de memória. A cocaína pode causar danos irreversíveis ao cérebro, perdendo o senso crítico e se tornando um indivíduo perverso; causa alucinações, problemas cardíacos, impotência sexual e má formações nos fetos de mulheres grávidas.

Estudos sobre o consumo de álcool e cigarro mostram que o uso dessas substâncias começa entre a infância e a adolescência, sendo as primeiras drogas que os jovens experimentam. Por serem drogas lícitas – apesar de ser proibida a venda para menores de 18 anos – são as drogas mais consumidas pelos jovens. O álcool causa diversas complicações cerebrais e no aparelho digestivo, sendo responsável por 80% das internações por dependência, além de ser o maior responsável pelos acidentes seguidos de morte no trânsito.

O cigarro é o responsável por cerca de 25 doenças, que podem levar o indivíduo a morte, como por exemplo as doenças cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias. O fumante tem uma expectativa de vida 25% menor do que o não fumante.


Problemas sociais relacionados às drogas

Os jovens experimentam as drogas por vários motivos: curiosidade (motivo principal), para ser aceito em um determinado grupo de amigos, por imitação, como sinal de liberdade, para fugir dos problemas, baixo nível de auto-estima, miséria, entre outros.

Existe também a predisposição genética - A incidência do alcoolismo em filhos de pais dependentes de álcool é de três a quatro vezes maiores do que entre os filhos de não dependentes.

O primeiro contato com as drogas acontece dentro de casa, quando os pais deixam os filhos tomarem um golinho do seu copo, quando molha a chupeta do bebê na cerveja, ou quando os pais fumam perto da criança.

Temos que ter em mente, que nenhum dependente tinha a intenção de se viciar quando experimentou pela primeira vez a droga.

A dependência causa as mais diversas reações comportamentais, que vão desde o abandono escolar, passando pela depressão e indo até o envolvimento com a polícia.

Muitos saem de casa, pois não encontram apoio na família e, para conseguir dinheiro para manter o vício, roubam, entram para o tráfico e até se prostituem, gerando como consequência o aumento dos casos de doenças sexualmente transmissíveis.

O dependente vive uma vida escravizada pelo vício, pensam que estão curtindo a vida, só não percebem é que estão na sarjeta, perdendo a família, o emprego e a saúde. Não pensam no desgosto e na preocupação que causam à família e nem no fato de que estão patrocinando o crime quando compram drogas com os traficantes.

Infelizmente, o dependente só se dá conta disso tudo quando já é tarde demais, quando não tem mais forças para sair dessa.


Mas graças a Deus que na bíblia, Jesus nos faz um convite exclusivo: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve (Mateus 11: 28-30)

Se você se encontra no fundo do poço, e não tem mais forças para lutar contra o vício, entregue agora a sua vida nas mãos do Senhor, que é o único que pode aliviar o seu sofrimento, é o único que pode te ajudar a suportar o período de abstinência, o único que pode fazer a sua alma descansar em paz.

Quando há o arrependimento, vem junto o desejo de se livrar do vício e a primeira atitude a ser tomada é pedir perdão a Deus, se afastar dos amigos viciados e parar de freqüentar lugares onde essas drogas são oferecidas, pois esta proximidade o fará sentir vontade de voltar.

"Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor." (2 Tm 2:22)


Se você se sente arrependido e quer receber Jesus na sua vida, nesse momento, se concentre e dirija-se a Ele em oração, dizendo que a partir desse momento, você crê nEle, que você quer que Ele entre na sua vida, que a partir de hoje ele é o seu Senhor e salvador, que de hoje em diante você está entregando os seus caminhos nas mãos dEle e peça perdão pelos seus pecados.

Converse com Deus, entregue a Ele todos os seus problemas e as suas dificuldades e creia que somente ele tem todo poder para lhe libertar de todo mal.


1 Ts 5:23 "O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.".



Leia mais sobre os tipos de drogas e os seus efeitos:

www.contradrogas.org.br


Leia mais, clicando no link abaixo: Drogas - As Novas Ameaças

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/drogas/contexto2.html




17 de abr. de 2009

A CRUZ DE CADA UM...















Qualquer que seja a sua cruz, qualquer que seja a sua dor,
sempre haverá um propósito para ela...

14 de abr. de 2009

Deus se Importa com o Nosso Corpo - Relacionamento Sexual Precoce

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”
I Coríntios 6:19-20


Esses versículos nos faz perceber que devemos cuidar bem do nosso corpo, pois ele é o templo do Espírito Santo. Atualmente, vemos muitos jovens desrespeitando este princípio das mais diversas formas.
Hoje, vou falar sobre uma das atitudes mais comuns entre os jovens, que vem causando um enorme problema espiritual, social e psicológico:


Relacionamento Sexual Precoce


Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Eclesiastes 3:1
A adolescência é entendida como um período durante o qual o indivíduo em desenvolvimento passa da infância para a idade adulta, sendo um período de turbulências e conflitos.
O que vemos hoje são jovens entrando na vida sexual cada vez mais cedo e de maneira irresponsável, pois a liberdade é cada vez maior e os valores morais cada vez menores.
Segundo o ministério da saúde, de 1996 a 2006, o percentual de meninas que perderam a virgindade até os 15 anos, cresceu de 11% para 33%. Nesta mesma faixa, 47% dos meninos já tiveram sua iniciação sexual.


Muitos são os motivos dos adolescentes para iniciar o sexo: curiosidade, pressão dos amigos, prova de amor ao parceiro, gosto pela aventura, demonstração de rebeldia e poder.
O sexo fora de hora trás várias conseqüências físicas e psicológicas para a vida de um jovem.
Há alguns anos atrás, era vergonhoso para uma menina admitir que perdeu a virgindade e hoje em dia acontece o inverso, as meninas sentem vergonha de admitirem que são virgens.
Se você parar e prestar atenção apenas no bairro onde mora, você verá uma quantidade enorme de adolescentes grávidas.
Qual será o futuro dessas meninas? Meninas mães, que terão que parar de estudar e dificilmente retomarão os estudos. Sonhos que serão substituídos pelas responsabilidades que terão que assumir com essa nova vida, não só financeira, mas de cuidar e educar quando ainda estão na fase de serem educadas.
E o pai? Na maioria das vezes não assume a criança por vários motivos: por ser jovem demais para tal responsabilidade, a dúvida se o filho realmente é seu ou por não ter nenhum sentimento em relação à futura mãe. Quando assume, é mais um jovem entrando na vida adulta precocemente, tendo que assumir várias responsabilidades financeiras e com isso, muitos também abandonam os seus estudos, para ingressar sem nenhuma qualificação no mercado de trabalho, tendo de se submeter empregos mal remunerados.

Por não se sentirem capazes de assumir a responsabilidade de cuidar de uma criança, muitas jovens optam pelo aborto, que é uma atividade ilegal e por isso, as clínicas que fazem esse tipo de procedimento, não oferecem estrutura hospitalar segura, levando muitas jovens a morte. Isso quando elas não tentam o aborto tomando remédios e chás, causando intoxicações e envenenamento. Sem contar, que o aborto é um crime, pois a vida começa ainda no ventre materno e somente a Deus pertence a vida humana.


As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), também são conseqüências do sexo fora de hora, levando muitos jovens aos hospitais e até mesmo a morte, pois a maioria dessas doenças são silenciosas, se manifestando apenas quando já estão bem avançadas.


O apelo sexual é muito grande na televisão, nas músicas e até mesmo nos jornais.
Somos diariamente bombardeados pela mídia por um exagerado apelo sexual, onde vemos mulheres que ganham fama e dinheiro mostrando o corpo, e as adolescentes, que estão na fase das dúvidas e escolhas, acabam tomando-as como modelo de vida.
A moda do momento é a venda da virgindade para pagar a faculdade. Já perdi as contas dos casos que li só esse ano na internet. Para mim, isso tem outro nome: prostituição.

A prevenção é o caminho mais certo, fácil, econômico e eficaz. A educação, a divulgação do conhecimento, a valorização dos elementos éticos e morais, o papel da família, das escolas e da igreja são pilares fundamentais desta tarefa.
O Ministério da Educação sugere a educação sexual como tema transversal a ser discutido nas escolas, porém, como não é obrigatório, não são todas as escolas que adotam.

A maioria dos jovens tem a sua primeira conversa sobre sexo no ambiente escolar com os colegas de classe, e com isso, acabam aprendendo de forma errada. Durante um ano, participei de um projeto onde todas as noites eu estava em uma escola diferente para falar sobre sexualidade e DST e na maioria das escolas eu era recebida pelos jovens com a mesma frase: já sei tudo sobre sexo!

Aí então, eu mostrava a eles, que eles sabiam fazer sexo, mas não sabiam das suas consequências. No final de cada palestra, eu ouvia as mais absurdas histórias, casos de jovens que tinha uma verdadeira coleção de DST, vários abortos e muita promiscuidade, frutos da falta de informação.

E o que a bíblia diz a respeito de tudo isso?

Assim como todos os outros tipos de imoralidade sexual, o sexo antes do casamento, ou sexo pré-matrimonial é condenado nas Escrituras:

Atos 15:20 - Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.

I Coríntios 6:13,18 - 13 Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo; 18 Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.

I Coríntios 7:2 - Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.

Gálatas 5:19 - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia.

Colossenses 3:5 - Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria.

Sexo antes do casamento é tão errado quanto o adultério ou outras formas de imoralidade sexual, porque todos envolvem relações sexuais com alguém com quem você não é casado. Sexo entre marido e sua esposa é a única forma de relações sexuais que Deus aprova (Hebreus 13:4).

Temos que ter maturidade espiritual, evitar ficar a sós com o namorado, temos que saber dominar os nossos impulsos, saber que Deus deve estar acima de qualquer relacionamento.

O Anel da Pureza
Alguns jovens que optam por permanecerem virgens até o casamento, estão adotando como símbolo do seu compromisso com Deus, o anel da pureza.
O anel deve ser usado no dedo anelar da mão esquerda e só deve ser retirado no dia do casamento. No anel está escrito: "True Love Waits" (em tradução literal, "O verdadeiro amor espera").
Alguns ídolos do mundo teen estão aderindo a esse movimento, como os Jonas Brothers, Miley Cyrus, Selena Gomez, Demi Lovato e com isso, acabam levando esse bom exemplo ao seu público.


Com anel ou sem anel, devemos ser fiel a palavra e glorificar a Deus com o nosso corpo.


“Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição.”

I Tessalonicenses 4:3


Recomendo a leitura da reportagem que saiu na revista isto é da semana passada, que fala sobre os riscos do sexo precoce: http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2056/imprime130461.htm


Se quiser ler sobre as doenças sexualmente transmissíveis, clique no link abaixo:

www.dst.com.br


Autora: Vanessa Lopes
Jovem da Comunidade Missão e Propósito

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe-a nos comentários que responderemos assim que possível, ou se quiser manter o assunto em particular, nos envie um e-mail: juventudemp@gmail.com

11 de abr. de 2009

Feliz Páscoa!

Páscoa significa renascimento, renascer.
Que neste dia, em que nós cristãos,
comemoramos o seu renascimento para a vida eterna,
possamos renascer também em nossos corações.
Que neste momento tão especial de reflexão
possamos lembrar daqueles que estão aflitos e sem esperanças.
Possamos fazer uma oração por aqueles que já não o fazem mais,
porque perderam a fé em um novo recomeçar,
pois esqueceram que a vida é um eterno ressurgir.

Senhor, não nos deixe esquecer
que mesmo nos momentos mais difíceis do nosso caminho,
tú estás conosco em nossos corações,
porque mesmo que já tenhamos esquecido de ti, você jamais o faz.
Pois, padeceste o martírio da cruz em nome do Pai
e pela humanidade, que muitas e muitas vezes esquece disso.
Esquecem de ti e do teu sacrificio quando agridem seu irmão,
Quando ignoram aqueles que passam fome,
Quando ignoram os que sofrem a dor da perda e da separação,
Quando usam a força do poder para dominar e maltratar o próximo,
Quando não lembram que uma palavra de carinho, um sorriso,
um afago, um gesto podem fazer o mundo melhor.
Jesus...
Conceda-me a graça de ser menos egoísta,
e mais solidário para com aqueles que precisam.
Que jamais esqueça de ti e de que sempre estarás comigo
não importa quão difícil seja meu caminhar.

Obrigado Senhor,
Pelo muito que tenho e pelo pouco que possa vir a ter.
Por minha vida e por minha alma imortal.
Obrigado Senhor!


8 de abr. de 2009

Mais uma dica: Blog Letras Santas

Boa tarde jovens!

Hoje visitei o blog Letras Santas e achei interessante compartilhar com vocês.

Encontrei nele várias mensagens, reflexões, e-books (livros que são disponibilizados em alguns sites para dowload), peças teatrais e muitas outras coisas.

Estou colocando o endereço na parte de blogs recomentdados pela juventude.

Vale a pena conferir!


http://letrassantas.blogspot.com

6 de abr. de 2009

Você sabia que um dia Jesus Cristo orou por você?


Na verdade, até hoje, Jesus intercede por você perante Deus;
Porém, quando Jesus ainda andava nesta terra, pregando e ensinando a verdade, Ele orou por você!
A oração que Jesus fez por você, está registrada na Bíblia Sagrada - que é a Palavra de Deus! Orar, é conversar com Deus, assim como eu converso com você agora. E um dia, Jesus conversou com Deus sobre você.

Eu creio no poder da oração! E eu sei, que a oração que Jesus fez por você, foi ouvida por Deus!
E hoje, eu quero que você leia, e veja, que linda oração, foi feita por você!


Ela está registrada em João Capítulo 17.
Vamos acompanhar?


1 JESUS falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;

2 Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.

3 E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

4 Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.

5 E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.

6 Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.

7 Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti;

8 Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste.

9 Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.

10 E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e nisso sou glorificado.

11 E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.

12 Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.

13 Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos.

14 Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.

15 Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.

16 Não são do mundo, como eu do mundo não sou.

17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.

18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.

19 E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. 20 E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;

21 Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

22 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.

23 Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.

24 Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.

25 Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim.

26 E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.


Essa oração, foi por você, e não foi em vão!
Você pertence ao Senhor! Sua vida é dEle!
Renda-se a esse Deus, que te ama tanto!!

1 de abr. de 2009

1 de Abril - Dia da Mentira




Passar trotes e mentiras no dia 1° de abril é um costume comemorado em todo mundo. Nos Estados Unidos, esse dia é conhecido como April Fools Day; na França, Pisson d’ Avril; e em Portugal, O Dia dos Enganos.

A Origem Desse Dia
Alguns explicam que ele surgiu no século XVI, quando o rei Carlos IX, de seu Castelo de Rousillon, em Dauphine, França, baixou um decreto determinando que o ano deveria iniciar no dia 1° de janeiro, e não em 1° de abril, como acontecia.
Os Franceses, então, aproveitaram esse fato para satirizar o dia 1° de abril, data em que se celebrava o ano novo. E fizeram isso com brincadeiras e ditos pitorescos, e muita gente, por ignorância ou falta de lembrança, caía nos enganos dos demais.

E o dia da Verdade?
Por que os homens escolheram um dia para a mentira? Por que não existe um dia para a verdade? A resposta vem da própria Palavra de Deus, que diz:
"Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, falando mentiras" (Sl 58.3).

Não existe um dia específico para a verdade, pois devemos dizer a verdade todos os dias:

"Por que a minha boca proferirá a verdade, e os meus lábios abominam a impiedade" (Pv 8.7).

A Bíblia não faz distinção entre pecado pequeno e pecado grande! Toda e qualquer transgressão aos preceitos determinados pela Palavra de Deus é pecado e necessita de perdão!

A mentira é um hábito corriqueiro na sociedade atual. Num filme americano, conhecido como O mentiroso, Jim Carey, que ganhou o papel principal, interpreta um advogado que passa o tempo todo do filme mentindo e, por conta disso, vive situações muito delicadas. Esse é o efeito da mentira, colocar as pessoas em situações diversificadamente delicadas e constrangedoras!
É muito comum as pessoas mentirem para tentar resolver as questões mais simples da vida. Por exemplo, mentem para serem aceitas em determinado grupo, ou para não terem de dar maiores explicações. Mas os fins não justificam os meios.
A mentira é mais um dos muitos laços que Satanás se utiliza para povoar o lago de fogo e enxofre, que é o destino eterno da besta, o falso profeta, do próprio satanás e de todos aqueles que a praticam:

"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte" (Ap 21.8 ).


A Bíblia e a Mentira
Existe um ditado popular que diz: A mentira tem perna curta. Abraham Lincoln, disse: Pode-se enganar todas as pessoas durante todo o tempo, mas não se pode enganar todo mundo por todo tempo.
Exortações bíblicas quanto á mentira:
O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; A falsa testemunha não ficará impune e o que respira mentiras não escapará (Pv.19.15).
O que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos (Sl 101.7).
O justo odeia a palavra de mentira (Pv 13.5).
O lábio da verdade permanece para sempre, mas a língua da falsidade dura só por um momento (Pv 12.19).


A Bíblia e a Verdade
A mentira tem suas raízes no diabo,
"que foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentirosa, e pai da mentira" JO 8.44

Em contraste, lemos:
"Falai a verdade cada um com o seu próximo; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas " (Zc 8.16).

Devemos orar a Deus pedindo:
"Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação" (Sl 25.5)
"Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome" (Sl 86.11).

Devemos, também, seguir o conselho do sábio Salomão: Compra a verdade, e não a vendas (Pv 23.23).
Fiquemos, pois, com a verdade, busquemos a verdade, falemos a verdade, sigamos a verdade. Foi o próprio Jesus quem disse:

"Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao pai, senão por mim" (JO 14.6).

E ainda: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (JO 8.32).


Se a verdade liberta, por que optar pela mentira, que esvazia? Pensem nisso!