22 de abr. de 2009

Deus se Importa com o Nosso Corpo: Parte 2 - DROGAS

22/04/2009

Por: Vanessa Lopes

Provérbios 23: 29-35

Para quem são os ais?(gemidos e lamentos)

Para quem os pesares? (tristeza, choro)

Para quem as pelejas? (brigas, discórdias, contendas, separações)

Para quem as feridas sem causa? (machucados, cortes, tiros, facadas, dor, morte)

E para quem os olhos vermelhos? (insônia, olhos vermelhos, sem vida)

RESPOSTA: Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando vinho misturado.

Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.

No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá. (substância psicoativa usada indevidamente - pica igual à uma serpente venenosa, segregando um veneno mortal)

Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades. (desequilíbrio das funções do dependente químico ou alcoólico, enxerga o que só ele vê, e passa a dizer coisas desconexas, sem sentido algum)

E serás como o que se deita no meio do mar, e como o que jaz no topo do mastro. (ao estar embriagado, o indivíduo não consegue discernir para onde vai, onde deita)

E dirás: Espancaram-me e não me doeu; bateram-me e nem senti; quando despertarei? (Quando volta à realidade, sente o seu corpo doido apesar de não se ter adoecido. Como se houvesse tomado uma surra, e nem sabe quem bateu. Deseja voltar ao seu estado natural, e como isto não é possível sem ajuda clama: quando acordarei?) aí então beberei outra vez. (Quem rejeita ser ajudado, procura ainda mais se afundar no vício, continuando a se encher de substancia psicoativa indevidamente).



Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que introduzida no organismo modifica suas funções.

O uso contínuo de cada droga causam prejuízos específicos no organismo. A maconha por exemplo, causa dificuldade de aprendizado, retardamento de raciocínio e lapsos de memória. A cocaína pode causar danos irreversíveis ao cérebro, perdendo o senso crítico e se tornando um indivíduo perverso; causa alucinações, problemas cardíacos, impotência sexual e má formações nos fetos de mulheres grávidas.

Estudos sobre o consumo de álcool e cigarro mostram que o uso dessas substâncias começa entre a infância e a adolescência, sendo as primeiras drogas que os jovens experimentam. Por serem drogas lícitas – apesar de ser proibida a venda para menores de 18 anos – são as drogas mais consumidas pelos jovens. O álcool causa diversas complicações cerebrais e no aparelho digestivo, sendo responsável por 80% das internações por dependência, além de ser o maior responsável pelos acidentes seguidos de morte no trânsito.

O cigarro é o responsável por cerca de 25 doenças, que podem levar o indivíduo a morte, como por exemplo as doenças cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias. O fumante tem uma expectativa de vida 25% menor do que o não fumante.


Problemas sociais relacionados às drogas

Os jovens experimentam as drogas por vários motivos: curiosidade (motivo principal), para ser aceito em um determinado grupo de amigos, por imitação, como sinal de liberdade, para fugir dos problemas, baixo nível de auto-estima, miséria, entre outros.

Existe também a predisposição genética - A incidência do alcoolismo em filhos de pais dependentes de álcool é de três a quatro vezes maiores do que entre os filhos de não dependentes.

O primeiro contato com as drogas acontece dentro de casa, quando os pais deixam os filhos tomarem um golinho do seu copo, quando molha a chupeta do bebê na cerveja, ou quando os pais fumam perto da criança.

Temos que ter em mente, que nenhum dependente tinha a intenção de se viciar quando experimentou pela primeira vez a droga.

A dependência causa as mais diversas reações comportamentais, que vão desde o abandono escolar, passando pela depressão e indo até o envolvimento com a polícia.

Muitos saem de casa, pois não encontram apoio na família e, para conseguir dinheiro para manter o vício, roubam, entram para o tráfico e até se prostituem, gerando como consequência o aumento dos casos de doenças sexualmente transmissíveis.

O dependente vive uma vida escravizada pelo vício, pensam que estão curtindo a vida, só não percebem é que estão na sarjeta, perdendo a família, o emprego e a saúde. Não pensam no desgosto e na preocupação que causam à família e nem no fato de que estão patrocinando o crime quando compram drogas com os traficantes.

Infelizmente, o dependente só se dá conta disso tudo quando já é tarde demais, quando não tem mais forças para sair dessa.


Mas graças a Deus que na bíblia, Jesus nos faz um convite exclusivo: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve (Mateus 11: 28-30)

Se você se encontra no fundo do poço, e não tem mais forças para lutar contra o vício, entregue agora a sua vida nas mãos do Senhor, que é o único que pode aliviar o seu sofrimento, é o único que pode te ajudar a suportar o período de abstinência, o único que pode fazer a sua alma descansar em paz.

Quando há o arrependimento, vem junto o desejo de se livrar do vício e a primeira atitude a ser tomada é pedir perdão a Deus, se afastar dos amigos viciados e parar de freqüentar lugares onde essas drogas são oferecidas, pois esta proximidade o fará sentir vontade de voltar.

"Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor." (2 Tm 2:22)


Se você se sente arrependido e quer receber Jesus na sua vida, nesse momento, se concentre e dirija-se a Ele em oração, dizendo que a partir desse momento, você crê nEle, que você quer que Ele entre na sua vida, que a partir de hoje ele é o seu Senhor e salvador, que de hoje em diante você está entregando os seus caminhos nas mãos dEle e peça perdão pelos seus pecados.

Converse com Deus, entregue a Ele todos os seus problemas e as suas dificuldades e creia que somente ele tem todo poder para lhe libertar de todo mal.


1 Ts 5:23 "O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.".



Leia mais sobre os tipos de drogas e os seus efeitos:

www.contradrogas.org.br


Leia mais, clicando no link abaixo: Drogas - As Novas Ameaças

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/drogas/contexto2.html




Nenhum comentário: