22 de jun. de 2010

VENCENDO AS DECEPÇÕES DO DIA A DIA

22/06/2010
Autor: Pr. Alexandre Farias Torres
http://pastoralexandrefarias.blogspot.com/


João 11 v.32 - "Tendo, pois, Maria chegado onde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesse aqui, meu irmão não teria morrido."

Quem nunca teve uma decepção?

Acredito que você já se lembrou de algumas decepções com os melhores amigos, parentes, irmãos em Cristo e com outras pessoas.

Mas o que é decepção?
Decepção é desilusão, engano.

Quando somos enganados ou desiludidos por qualquer situação que não esperamos, a tristeza e até o desespero batem no seu coração.

A primeira pergunta que surge em nossa mente é:
- Como pôde acontecer isto comigo?
- Como aquela pessoa pôde ter coragem de tomar aquela atitude?

A vida é cheia de decepções, pode ser no casamento, na vida profissional, na antiga amizade, naqueles que consideramos como irmãos, e até nas melhores famílias.

No entanto, para esquecerem suas decepções, muitas pessoas tomam caminhos que em vez de ajudar, trazem maiores problemas.

Alguns se entregam a bebida por causa de um casamento desfeito, muitas vezes, até por motivos fúteis, facilmente resolvidos. Outros se entregam ao caminho das drogas, ou de outros vícios, alguns ainda se entregam as baladas da noite, mas há os que chegam ao suicídio.

Os divãs dos consultórios dos terapeutas psicológicos estão cheios de pessoas que sofreram decepções. Os livros de auto-ajuda somem rapidamente das prateleiras das livrarias, comprados por pessoas desapontadas em seus sonhos.

Será que na bíblia também encontramos pessoas decepcionadas?

No livro de Marcos, encontramos um pai decepcionado porque os discípulos não resolveram o seu problema:

Marcos 9 v.17-18: ”E um da multidão, respondendo, disse: Mestre, trouxe-te o meu filho, que tem um espírito mudo; este, onde quer que o apanhe, despedaça-o, e ele espuma, e range os dentes, e vai definhando; e eu disse aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.”

No livro de João, encontramos também outro homem decepcionado porque estava enfermo há 38 anos e a única maneira de ser curado era mergulhar em um poço chamado Betesda quando o anjo movimentava as águas, mas ele era paralítico e não tinha ninguém que poderia ajudá-lo:

João 5 v.2-7: ”Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres." Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressacados, esperando o movimento da água.Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.”

Estes dois exemplos bíblicos são tipos de decepções que muitos têm por ai. Eu não sei por qual situação você está passando, qual decepção você tem experimentado, mas estas duas histórias começaram desta forma e terminam como a sua história pode terminar também!

VENCENDO AS DECEPÇÕES

Você pode vencer as decepções da vida.

Em primeiro lugar, se você está decepcionado com qualquer situação: Não confiei em homens, nem na força do poder humano! Procure alguém que realmente pode resolver seu problema e curar a ferida na sua alma.

E só Jesus pode passar um bálsamo nesta situação. Só Ele terá uma palavra de conforto, de carinho e de encorajamento para você.

Assim, o primeiro passo para vencer as decepções é ir a Jesus, pois ele é o caminho para Deus, o intermediário entre Deus e os homens, Ele é a verdade e a vida que você precisa!

As primeiras palavras de Jesus ao homem que tinha o filho com espírito imundo foi:
Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.

Você crê que Jesus pode resolver os seus problemas?

Então, se você crer, você também verá sua Glória!

Crer é ter fé! E porque eu preciso ter fé para as coisas acontecerem?

Hebreus 11 v.6: ”Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”

Assim, não podemos agradar a Deus sem Fé. Deus toma as atitudes necessárias quando acreditamos no seu agir, no seu trabalhar.

Se você não tem fé ou sua situação está tão difícil que até tua Fé está abalada, faça como o pai deste menino: primeiramente peça a Deus para ajudá-lo em sua incredulidade:"Logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! Ajuda a minha incredulidade".

Talvez, o impedimento da fé não brotar em seu coração sejam as lágrimas embaçando seus olhos espirituais, e assim o impedindo de ler a Palavra de Deus. Mas o colírio que você precisa é aquele que contem o amor do Senhor como substância.

Talvez as decepções também deixaram seus ouvidos espirituais tampados, sem conseguir ouvir a voz de Deus! Mas a única maneira de acrescentar fé é ouvindo da Palavra de Deus:

Romanos 10 v.17:”De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.”

Caso sua decepção tenha sido com seus melhores amigos, você não foi o único, Jô também passou por isso.

Jó cap. 19 vs.13-19:”Pôs longe de mim a meus irmãos, e os que me conhecem, como estranhos se apartaram de mim. Os meus parentes me deixaram, e os meus conhecidos se esqueceram de mim. Os meus domésticos e as minhas servas me reputaram como um estranho, e vim a ser um estrangeiro aos seus olhos. Chamei a meu criado, e ele não me respondeu; cheguei a suplicar-lhe com a minha própria boca. O meu hálito se fez estranho à minha mulher; tanto que supliquei o interesse dos filhos do meu corpo. Até os pequeninos me desprezam, e, levantando-me eu, falam contra mim.Todos os homens da minha confidência me abominam, e até os que eu amava se tornaram contra mim.”

Mas caso até teus parentes tenham te deixado, saiba que o Senhor não te desamparará em nenhum momento:

Salmos 9 vs. 9-10:”O Senhor será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia. Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, Senhor, nunca desamparaste os que te buscam.” Salmos 27v10 : "Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me recolherá."

Não há decepção maior que ser abandonado pelo amigo mais chegado ou pela família nos momentos em que mais precisamos, mas o Senhor estará sempre ao seu lado e cuidará de ti.

Em Deus há mais palavras de ânimo para sua vida:

II Corintios 4vs. 8-9:”Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;”

Você pode estar em tribulação, mas ela não angustiará seu coração por muito tempo, porque o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã!

Você pode estar perplexo, mas não ficará desanimado, pois o Senhor te sustenta com sua mão forte.

Você pode estar sendo perseguido, mas não está desamparado, pois o Senhor está com você e irá pelejar por sua causa!

Você pode estar abatido, mas não destruído, porque somos mais que vencedores no nome de Jesus Cristo.

A decepção pode chegar, mas o Amor de Cristo chegou antes que você fosse formado no ventre de sua mãe!

Ainda em referência aos exemplos de decepções da Bíblia, no segundo caso, Jesus pergunta ao paralítico o que ele queria. Jesus sabia muito bem que aquele homem queria andar, mas Ele queria ouvir da sua boca:”E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.”
É interessante perceber que o homem não entendeu a pergunta de Jesus, pois Jesus perguntara se ele queria ser curado, não se ele queria ser levado as águas quando elas fossem agitadas.

Você pode estar pensando: Porque Jesus perguntou para um paralítico se ele queria ser curado se isto é tão óbvio?

Jesus queria ouvi-lo! E Deus espera esta atitude de você também!

Talvez você sinta se angustiado por um problema específico, mas quando é para pedir, você decide pedir que Deus resolva outros!
Jesus sabia que o homem não entendera que seria curado pelas mãos Dele, e por isso frisou bem aquela situação, para que após a cura ele pudesse entender que foi Jesus que o curou, não o banho no tanque.

Lembremos o final deste episódio:

João 5: ”E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava.”

Jesus deseja e pode fazer algo por você, mas é preciso que diga a Ele o que vai ao seu coração. Então tome algumas atitudes, se for possível, que seja agora mesmo:

1º Fale com Deus em nome de Jesus;

2º Conte o seu problema ou decepção como se tivesse contando a um amigo. Abra o seu coração!;

3º Diga especificamente o que você gostaria que fosse feito, mas, primeiramente, peça que sua decisão esteja sempre debaixo da vontade do Pai;

4º Tenha fé que Deus cuidará dos seus problemas e decepções;

5º Depois descanse no Senhor.

Jesus te ama e não o desamparará!
Lembre que Ele é seu amigo mais chegado que um irmão!

Deus te abençoe!

Um comentário:

Rogério disse...

É tremendo este texto e como ele nos dá base para vencermos "TODOS" os problemas de nossas vidas.
JESUS sabe de nossos problemas, tanto que ele disse que não devemos nos preocupar com o que vestir ou comer, pois o dia de amanhã pertence a Ele. Porém, JESUS tem o prazer em ter-nos como amigos e amigos são aqueles que confessam, desabafam e choram nos ombros uns dos outros, e assim JESUS deseja de nós, que o tenhamos como amigo e que possamos contar a Ele nossas angustias, dificuldades, decepções, e chorar em seus ombros. E assim, Ele nos ajudará com nossas fraquezas e dificuldades, pois é isto que um verdadeiro amigo faz quando outro amigo chora em seu ombro.
Sempre estamos dispostos a dar uma palavra de conforto ou de ajudar nossos amigos quando sabemos que este passa por dificuldades, assim é JESUS para conosco.
Que possamos ter JESUS como nosso amigo e contar a Ele tudo o que sentimos e pensamos, pois somente Ele pode nos ajudar.

Graça e paz!