15 de mar. de 2011

Cuidado com a língua

Certa vez, um homem tanto falou que seu vizinho era ladrão, que o vizinho acabou sendo preso. Algum tempo depois, descobriram que o rapaz era inocente.
Ele foi solto, e, após muita humilhação resolveu processar seu vizinho (o caluniador).

No tribunal, o caluniador disse ao juiz: "- comentários não causam tanto mal... ", e o juiz respondeu: "- Escreva os comentários que você fez sobre ele num papel, depois pique o papel e jogue os pedaços pelo caminho de casa e amanhã, volte para ouvir a sentença!"

O homem obedeceu e voltou no dia seguinte, quando o juiz disse: "- Antes da sentença, terá que catar os pedaços de papel que espalhou ontem!", o homem respondeu: " - Não posso fazer isso, meritíssimo! O vento deve tê-los espalhados por tudo quanto é lugar e já não sei onde estão!"

Ao que o juiz respondeu: "- Da mesma maneira, um simples comentário que pode destruir a honra de um homem, espalha-se a ponto de não podermos consertar o mal causado; se não se pode falar bem de uma pessoa, é melhor que não se diga nada!"


"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem."
Efésios 4:29


Sejamos senhores de nossa língua, para não sermos escravos de nossas palavras.

Quem ama não vê defeitos. Quem odeia não vê qualidades. Quem é amigo vê as duas coisas, mas não fica espalhando por aí!


"Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar."
Tiago 1:19

Nenhum comentário: