14 de abr. de 2009

Deus se Importa com o Nosso Corpo - Relacionamento Sexual Precoce

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”
I Coríntios 6:19-20


Esses versículos nos faz perceber que devemos cuidar bem do nosso corpo, pois ele é o templo do Espírito Santo. Atualmente, vemos muitos jovens desrespeitando este princípio das mais diversas formas.
Hoje, vou falar sobre uma das atitudes mais comuns entre os jovens, que vem causando um enorme problema espiritual, social e psicológico:


Relacionamento Sexual Precoce


Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Eclesiastes 3:1
A adolescência é entendida como um período durante o qual o indivíduo em desenvolvimento passa da infância para a idade adulta, sendo um período de turbulências e conflitos.
O que vemos hoje são jovens entrando na vida sexual cada vez mais cedo e de maneira irresponsável, pois a liberdade é cada vez maior e os valores morais cada vez menores.
Segundo o ministério da saúde, de 1996 a 2006, o percentual de meninas que perderam a virgindade até os 15 anos, cresceu de 11% para 33%. Nesta mesma faixa, 47% dos meninos já tiveram sua iniciação sexual.


Muitos são os motivos dos adolescentes para iniciar o sexo: curiosidade, pressão dos amigos, prova de amor ao parceiro, gosto pela aventura, demonstração de rebeldia e poder.
O sexo fora de hora trás várias conseqüências físicas e psicológicas para a vida de um jovem.
Há alguns anos atrás, era vergonhoso para uma menina admitir que perdeu a virgindade e hoje em dia acontece o inverso, as meninas sentem vergonha de admitirem que são virgens.
Se você parar e prestar atenção apenas no bairro onde mora, você verá uma quantidade enorme de adolescentes grávidas.
Qual será o futuro dessas meninas? Meninas mães, que terão que parar de estudar e dificilmente retomarão os estudos. Sonhos que serão substituídos pelas responsabilidades que terão que assumir com essa nova vida, não só financeira, mas de cuidar e educar quando ainda estão na fase de serem educadas.
E o pai? Na maioria das vezes não assume a criança por vários motivos: por ser jovem demais para tal responsabilidade, a dúvida se o filho realmente é seu ou por não ter nenhum sentimento em relação à futura mãe. Quando assume, é mais um jovem entrando na vida adulta precocemente, tendo que assumir várias responsabilidades financeiras e com isso, muitos também abandonam os seus estudos, para ingressar sem nenhuma qualificação no mercado de trabalho, tendo de se submeter empregos mal remunerados.

Por não se sentirem capazes de assumir a responsabilidade de cuidar de uma criança, muitas jovens optam pelo aborto, que é uma atividade ilegal e por isso, as clínicas que fazem esse tipo de procedimento, não oferecem estrutura hospitalar segura, levando muitas jovens a morte. Isso quando elas não tentam o aborto tomando remédios e chás, causando intoxicações e envenenamento. Sem contar, que o aborto é um crime, pois a vida começa ainda no ventre materno e somente a Deus pertence a vida humana.


As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), também são conseqüências do sexo fora de hora, levando muitos jovens aos hospitais e até mesmo a morte, pois a maioria dessas doenças são silenciosas, se manifestando apenas quando já estão bem avançadas.


O apelo sexual é muito grande na televisão, nas músicas e até mesmo nos jornais.
Somos diariamente bombardeados pela mídia por um exagerado apelo sexual, onde vemos mulheres que ganham fama e dinheiro mostrando o corpo, e as adolescentes, que estão na fase das dúvidas e escolhas, acabam tomando-as como modelo de vida.
A moda do momento é a venda da virgindade para pagar a faculdade. Já perdi as contas dos casos que li só esse ano na internet. Para mim, isso tem outro nome: prostituição.

A prevenção é o caminho mais certo, fácil, econômico e eficaz. A educação, a divulgação do conhecimento, a valorização dos elementos éticos e morais, o papel da família, das escolas e da igreja são pilares fundamentais desta tarefa.
O Ministério da Educação sugere a educação sexual como tema transversal a ser discutido nas escolas, porém, como não é obrigatório, não são todas as escolas que adotam.

A maioria dos jovens tem a sua primeira conversa sobre sexo no ambiente escolar com os colegas de classe, e com isso, acabam aprendendo de forma errada. Durante um ano, participei de um projeto onde todas as noites eu estava em uma escola diferente para falar sobre sexualidade e DST e na maioria das escolas eu era recebida pelos jovens com a mesma frase: já sei tudo sobre sexo!

Aí então, eu mostrava a eles, que eles sabiam fazer sexo, mas não sabiam das suas consequências. No final de cada palestra, eu ouvia as mais absurdas histórias, casos de jovens que tinha uma verdadeira coleção de DST, vários abortos e muita promiscuidade, frutos da falta de informação.

E o que a bíblia diz a respeito de tudo isso?

Assim como todos os outros tipos de imoralidade sexual, o sexo antes do casamento, ou sexo pré-matrimonial é condenado nas Escrituras:

Atos 15:20 - Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.

I Coríntios 6:13,18 - 13 Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo; 18 Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.

I Coríntios 7:2 - Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.

Gálatas 5:19 - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia.

Colossenses 3:5 - Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria.

Sexo antes do casamento é tão errado quanto o adultério ou outras formas de imoralidade sexual, porque todos envolvem relações sexuais com alguém com quem você não é casado. Sexo entre marido e sua esposa é a única forma de relações sexuais que Deus aprova (Hebreus 13:4).

Temos que ter maturidade espiritual, evitar ficar a sós com o namorado, temos que saber dominar os nossos impulsos, saber que Deus deve estar acima de qualquer relacionamento.

O Anel da Pureza
Alguns jovens que optam por permanecerem virgens até o casamento, estão adotando como símbolo do seu compromisso com Deus, o anel da pureza.
O anel deve ser usado no dedo anelar da mão esquerda e só deve ser retirado no dia do casamento. No anel está escrito: "True Love Waits" (em tradução literal, "O verdadeiro amor espera").
Alguns ídolos do mundo teen estão aderindo a esse movimento, como os Jonas Brothers, Miley Cyrus, Selena Gomez, Demi Lovato e com isso, acabam levando esse bom exemplo ao seu público.


Com anel ou sem anel, devemos ser fiel a palavra e glorificar a Deus com o nosso corpo.


“Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição.”

I Tessalonicenses 4:3


Recomendo a leitura da reportagem que saiu na revista isto é da semana passada, que fala sobre os riscos do sexo precoce: http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2056/imprime130461.htm


Se quiser ler sobre as doenças sexualmente transmissíveis, clique no link abaixo:

www.dst.com.br


Autora: Vanessa Lopes
Jovem da Comunidade Missão e Propósito

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe-a nos comentários que responderemos assim que possível, ou se quiser manter o assunto em particular, nos envie um e-mail: juventudemp@gmail.com

Um comentário:

Vanessa disse...

Em Eclesiastes 3, a bíblia nos mostra que há tempo para tudo:

Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar...

Os jovens precisam guardar essa passagem da bíblia para nunca mais esquecer, pois tudo o que é feito fora do seu tempo, acaba resultando nas piores consequências para a vida espiritual, física, psicológica, social e etc.

Entrem na vida sexual somente quando estiver no tempo certo!