13 de set de 2010

Mais parecido com o Homer Simpson do que com Deus?

Homer Simpson
Por André Sanchez
http://letrassantas.blogspot.com/


Uma das mais desafiadoras mensagens encontradas na Palavra de Deus é a que nos manda imitar a Deus: "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados" (Ef 5:1) Antes de ser um desafio, sem dúvida é uma missão. Imitar a Deus deveria ser nosso alvo diário. Mas será que não somos mais parecidos como o Homer Simpson do que com Deus?

Observando a nossa vida, certamente poderemos ver que somos mais imitadores dos personagens dos desenhos animados do que de Deus. Duvida?

Quantos não imitam a hiena Hardy? Ela ficou famosa pelo seu discurso sempre pessimista, descrente e desconfiado: "Oh céus! Oh vida! Oh azar! Isso não vai dar certo!".

Quantos não imitam o Pica-Pau? Ele mostra com suas atitudes ser um tremendo mau caráter, que arma armadilhas, mente, engana e se alegra com a desgraça dos outros. Um egoísta assumido.

Quantos não imitam o Scooby-Doo? Um medroso pessimista, covarde e que se recusa a deixar o seu medo e enfrentar as situações de peito aberto.

Quantos não imitam o Goku do Dragon Ball Z? Ele gosta de contendas, de brigas, de provocações, de alimentar sua ira. Não foge de discussões. Quase sempre transforma diálogos em discórdias.

Quantos não imitam o Homer Simpson? Péssimo pai, péssimo marido, alcoólatra, cheio de vícios. Infantil em suas atitudes, desrespeitoso, preguiçoso. Diz-se religioso, mas despreza e desrespeita tudo a respeito de Deus.

Quantos não imitam o Tio Patinhas? Rico, porém mão fechada. Avarento, ama o dinheiro sobre todas as coisas e idolatra seu cofre cheio de moedas de ouro. Prefere apenas acumular e não liga para os problemas dos outros.

Quantos não imitam o Huck? Explosivo, se ira com facilidade. Sua ira faz com que ele seja violento e destrutivo. Não mede as conseqüências dos seus atos.


Pois é, os personagens que temos a nossa disposição para imitar são muitos. Nos desenhos, nos cinemas, na TV, nos teatros, nos livros...

Estes personagens são inspirados no que há de pior nos seres humanos. Deveríamos rejeitar tais comportamentos, mas, no final das contas, acabamos nos inspirando neles e nos tornamos mais parecidos com eles do que com Deus. Que coisa louca hein!!

Em sua vida, você tem mais características da hiena Hardy, do Pica-Pau, do Scooby-Doo, do Goku, do Homer Simpson, do tio Patinhas, do Huck, do que de Deus?

Nenhum comentário: