1 de jun de 2009

Mudança não. Transformação!

Autora: Jacqueline Collodo Gomes
www.vivavidacomjesus.com.br


Quando as pessoas falam sobre "mudança", eu imagino alguém que se muda para uma nova casa, mas leva os mesmos móveis e objetos, alguns antigos, quebrados, que não são jogados fora porque essa pessoa não sentiu a necessidade de se desfazer das coisas velhas.

A casa é nova, mas o conteúdo é o mesmo.
Isso se repete com as pessoas: para cumprirem suas promessas de mudança forçam-se a assumir uma postura diferente, mas não agüentam sustentá-la por muito tempo, pois elas não são assim de verdade. A sensação é a mesma que morar numa residência nova e desconhecida: estranheza e constrangimento. Ou acostumam-se, ou vivem infelizes e escondem o descontentamento.

Na infância, eu ouvia os adultos falarem que as modificações da vida se davam pelas mudanças aplicadas. Cheguei até a escrever mensagem a respeito de mudança, mas na verdade eu sentia que não era bem assim. E de fato não é. Ninguém pode tentar ser o que não é, e alcançar sucesso nessa tarefa!
Por isso eu não acredito mais em mudanças. Mudanças não existem. Transformações sim.
Nada muda. Tudo se transforma, se renova! Como a Bíblia diz em Lamentações 3:22-23: "A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade."; e em 2 Coríntios 05:17: "Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."
As pessoas crescem, amadurecem, adqüirem perspectiva e novos valores. Isso é chamado de transformação.
Crescem por aprenderem com as experiências pessoais que vivem no dia-a-dia. São moldadas pelos desafios, obstáculos e provações que enfrentam em suas vidas. Evoluem.
Não existe transformação anunciada. Ela simplesmente acontece para todos que se permitem progredir.
Podemos citar pessoas que já foram muito diferentes do que hoje são, e como isso nos faz ficar admirados, não é mesmo? Elas não se gabam de suas conquistas porque se permitiram transformar. Elas se tornaram assim, melhores; está na essência delas.
Sabendo disso, busquemos continuamente uma transformação verdadeira em todas as áreas de nossa vida. Precisamos disso para vivermos bem.

Um comentário:

Alexandre Souto disse...

Fantástico!.. Esta matéria vem confirmar um versículo que tem falado ao meu coração que está em Pv 17:3 "Somente a adversidade refina e revela o ouro e a prata do nosso caráter". É um constante processo de transformação, para amadurecimento, aprendendo a lidar com as dificuldades, mas não só para nossas vidas e sim, principalmente, para ajudar e edificar a vida de outros irmãos.

Paz a todos.