5 de jun. de 2009

HOJE É O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE!

Hoje é dia de refletir o que temos feito para colaborar para uma melhora da qualidade do ambiente onde vivemos.
Todos nós já percebemos o quanto o nosso planeta está sofrendo com as agressões que nós humanos estamos provocando. Se cada um começar a se conscientizar que precisamos modificar alguns hábitos em prol do meio ambiente, as coisas começarão a melhorar.

A bíblia diz que Deus colocou o homem no mundo, não só para dominar a natureza (Gênesis 1: 26-30), mas também para guardar tudo o que Ele criou (Gênesis 2:15).

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.
Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.
Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.
E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi.
Gênesis 1: 26-30

Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Édem para o lavrar e guardar.
Gênesis 2:15.

Então, vamos usar os recursos que o nosso Deus nos deixou com mais responsabilidade, pois não podemos esquecer das próximas gerações...
O que restará para eles?

Não são só as empresas que tem que ter a preocupação de serem sustentáveis, a sociedade também precisa contribuir.
Ser sustentável é suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas.

Então, aí vão algumas dicas do biólogo Daniel Cassiano Lima, sobre atitudes que nos levam a ser jovens sustentáveis:

* Tampe suas panelas enquanto cozinha e utilize o fogo mínimo
Ao tampar as panelas enquanto cozinha você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar.

* Antes de cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes de uma só vez

* Coma menos carne vermelha
A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa.

* Não troque o seu celular
Já foi tempo que celular era sinal de status. Fique com o antigo pelo menos enquanto estiver funcionando perfeitamente ou em bom estado. Se o problema é a bateria, considere o custo/benefício trocá-la e descartá-la adequadamente, encaminhando- a a
postos de coleta. Celulares utilizam de derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias.

* Compre um ventilador de teto
Nem sempre faz calor suficiente pra ser preciso ligar o ar condicionado.

* Use somente pilhas e baterias recarregáveis
É certo que são caras, mas ao uso em médio e longo prazo elas se pagam com muito lucro. Duram anos e podem ser recarregadas em média 1000 vezes.

* Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes
Lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente.
Assim, você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente.

* Escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético
Procure por aparelhos com o selo do Procel (no caso de nacionais) ou
Energy Star (no caso de importados).

* Não deixe seus aparelhos em standby
Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de standby de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.

* Mude sua geladeira ou freezer de lugar
Ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Mantenha-os afastados pelos menos 15 cm das paredes para evitar o superaquecimento. Colocar roupas e tênis para secar atrás deles então, nem pensar!

* Descongele geladeiras e freezers antigos a cada 15 ou 20 dias
O excesso de gelo reduz a circulação de ar frio no aparelho, fazendo que gaste mais energia para compensar. Se for o caso, considere trocar de aparelho. Os novos modelos consomem até metade da energia dos modelos mais antigos.

* Use a máquina de lavar roupas só quando estiver cheia
Caso você realmente precise usá-la com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água.

* Não demore no banho

* Use menos água quente
Aquecer água consome muita energia.

* Nunca é demais lembrar: Recicle, Recicle, no trabalho e em casa.

* Utilize uma sacola para as compras
Sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio-ambiente. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou suas próprias sacolinhas plásticas.

* Ande menos de carro
*Use menos o carro e mais o transporte coletivo (ônibus, metrô) ou o limpo (bicicleta ou a pé). Se você deixar o carro em casa 2 vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano.

* Quando for trocar de carro, escolha um modelo menos poluente

*Desligue o computador
Muita gente tem o péssimo hábito de deixar o computador de casa ou da empresa ligado ininterruptamente, às vezes fazendo downloads, às vezes simplesmente por comodidade.

* Não permita que as crianças brinquem com água
Banho de mangueira, guerrinha de balões de água e toda sorte de brincadeiras com água são sem dúvida divertidas, mas passam a equivocada idéia de que a água é um recurso infinito, justamente para aqueles que mais precisam de orientação, as crianças.

* Regue as plantas à noite
Ao regar as plantas à noite ou de manhãzinha, você impede que a água se perca na evaporação, e também evita choques térmicos que podem agredir suas plantas.

* Vá de escada
Para subir até dois andares ou descer três, que tal ir de escada? Além de fazer exercício, você economiza energia elétrica dos elevadores.


*******************************************

Escrito por: Vanessa Lopes
Jovem da Comunidade Missão e Propósito

Um comentário:

Rogério S. Soares disse...

Este é um aprendizado que devemos levar para todos os dias de nossas vidas, e ensinar aos nossos filhos cada uma destas práticas, pois o futuro de nosso planeta depende da educação ambiental que dever ser ensinado não só na escola, mas também dentro de cada lar.

O planeta TERRA pede a sua ajuda!

Lembre-se: DEUS criou o homem para cuidar de todas as suas criações, e o planeta terra foi o lugar escolhido para habitarmos.

Que possamos cuidar de nosso planeta como cuidamos de nossa casa, pois na verdade, o planeta TERRA é a nossa casa.